Publicado em 1 comentário

5 dicas para evitar incêndios na sua empresa

Homem trabalhando com solda e tomando cuidados para evitar incêndios na sua empresa

Prever situações de risco pode contribuir para evitar incêndios na sua empresa, residência ou local de trabalho. Nenhuma empresa está livre dos riscos de incêndios. Mas, selecionamos, pelo menos, 5 dicas para evitar incêndios na sua empresa.

Algumas empresas e indústrias, por trabalharem com produtos inflamáveis, têm maior risco. Por isso, queremos te mostrar essas dicas para que não ocorra incêndios na sua empresa.

Independentemente do grau de um incêndio ocorrer, todas devem seguir a legislação. Consequentemente, instalar equipamentos de proteção contra incêndio.

Em síntese, nosso principal objetivo neste artigo é mostrar como é importante estar sempre atento aos possíveis acidentes. Isto é, em como poder evitá-los em qualquer setor da sua empresa.

Principais causas de incêndios

Às vezes, pequenos artifícios podem nos trazer grandes prejuízos. Fumar em locais onde há produtos inflamáveis é um risco alto.

É preciso tomar cuidado nesses ambientes com produtos químicos sensíveis à combustão.

Uma binga de cigarro, por exemplo, pode provocar um foco de incêndio. Em consequência disso, pode se espalhar para outras partes da empresa.

Como evitar incêndios na sua empresa?

Os incêndios podem acontecer por diversos motivos. Eles podem ocorrer desde os incêndios domésticos aos mais graves em grandes indústrias.

Entre as principais causas podemos destacar as falhas humanas. Além disso, podem ocorrer devido a descargas elétricas ou sobrecarga nas instalações elétricas.

Podem ocorrer também por falta de equipamentos de combate ao fogo. Entretanto, podem ser causados por armazenamento inadequado de produtos inflamáveis.

Por isso, vamos falar 5 dicas para evitar incêndios na sua empresa. E com isso garantir um ambiente mais seguro para você e seus colaboradores.

5 dicas para evitar incêndios na sua empresa

1) Identifique os produtos químicos da sua empresa

Alguns acidentes ocorrem em locais onde há concentração de produtos químicos. Evitar incêndio não é apenas evitar contato com fogo. Muitas vezes, não há fogo, mas há produtos que são inflamáveis e podem gerar combustão.

Conhecer os produtos e saber quais são as suas reações é o primeiro passo para evitar incêndios.

Isso funciona também para eles terem o armazenamento adequado. E, dessa forma, evitarem tragédias.

2) A importância de desobstruir rotas de fuga

A sinalização é extremamente fundamental para indicar rotas de fuga. A comunicação através das placas de sinalização pode salvar vidas em caso de incêndio.

Por isso, é importante desobstruir rotas de fuga e vias de acesso a locais de saída. Em alguns shoppings, estacionamentos, por exemplo, tem placas de sinalização escritas “Saídas de Emergência”.

Pegou fogo em algum lugar ou algum equipamento? Lembre-se da sinalização que vai te indicar vias de acesso a corredores, escadas ou passagens de emergência. Ou seja, as vias que vão te ajudar a sair do local do incêndio.

3) Cuidados com a rede elétrica

A rede elétrica pode ser o princípio de um incêndio, através de um curto circuito, por exemplo. Consequentemente, é imprescindível fazer a manutenção da rede, verificar se a fiação está segura.

Por outro lado, evite fazer os famosos “gatos” com os fios. E, principalmente, evite sobrecarregar uma tomada ou extensão com vários aparelhos ligados ao mesmo tempo.

Além disso, evite o uso de benjamins e extensões elétricas como forma de prevenção a incêndio.

4) Siga as medidas preventivas da NR-23

Existe uma Norma Regulamentadora de Proteção contra incêndio, a NR-23, publicada em 8 de junho de 1978. Ela foi originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214. Mais tarde, passou por algumas revisões.

As medidas preventivas apontadas na NR-23 são regras de segurança e saúde no trabalho. Todas essas medidas estão previstas no art.200 da CLT.

Esta norma regulamentadora dispõe sobre a proteção contra incêndio. E também sobre quais ações preventivas contra incêndio você deve tomar até a chegada do Corpo de Bombeiros. Ou seja, quando estiver em situações de incêndio.

Nesta norma, também há orientações, por exemplo, relacionadas aos trabalhadores e às saídas de emergência. Toda empresa deve seguir a NR-23 para evitar incêndios e manter a proteção dos seus colaboradores e do seu patrimônio.

5) Mantenha os equipamentos em dia

Se sua empresa possui todos os equipamentos necessários para evitar incêndios, é hora de verificar o funcionamento deles.

É fundamental estar alinhado com a manutenção dos alarmes de incêndio. Para isso, você precisa observar se as luzes de emergência estão acendendo corretamente. E conferir se as centrais de alarme estão com todos os dispositivos funcionando.

Se você ainda não instalou os equipamentos necessários para evitar incêndios confira os principais motivos para fazer isso a partir de hoje!

Colocando essas dicas em prática você vai proteger a sua vida, a dos seus colaboradores e fornecedores. Por outro lado, ajuda também a proteger quem mais estiver em circulação nos departamentos da sua empresa.

A Sécurité trabalha há mais de 45 anos oferecendo serviços e execução de projetos. Além disso, fazemos manutenção de equipamentos de alarme de incêndio.

Além disso, fornece equipamentos exclusivos de segurança eletrônica na área de prevenção e segurança contra incêndio.

Contamos com uma equipe que cria um relacionamento de confiança e transparência com você. Pois um dos nossos principais objetivos é ter agilidade e comprometimento em nossa parceria.

Sem dúvida, a nossa maior alegria é saber que nossos produtos salvam vidas! Nossos equipamentos para evitar incêndios ajudam a prevenir e trazem segurança para você e sua família. Além disso, também protege o seu patrimônio.

Vale ressaltar que nossos serviços são disponibilizados para todos os tipos de empresas. E fazemos treinamentos com conscientização de trabalho ético com responsabilidade.

Conheça nossos produtos e serviços. Fale com um dos nossos consultores para ter mais informações e entender quais das soluções se encaixam melhor nas necessidades da sua empresa.

Um comentário sobre “5 dicas para evitar incêndios na sua empresa

  1. […] disso, em nosso Blog você encontra um artigo trazendo 5 dicas para evitar incêndios na sua […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *